Exemplo de Gif Animado

Manifesto ODF

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Trabalhando com arquivos de imagens

Na elaboração de um trabalho e até mesmo em um plano de aula podemos trabalhar com arquivos de imagens que poderão ser gerados através de diversos softwares. Abaixo alguns exemplos (com exceção do Paint os demais são baseados em software livre e são gratuitos):
Paint (disponível dentro do próprio Microsoft Windows)
TuxPaint (originalmente desenvolvido para a plataforma Linux mas que possui versão também para o Microsoft Windows)
Gimp (editor de imagens com excelentes recursos sendo comparado ao Adobe Photoshop, porém é gratuito)
Inkscape (editor de desenhos vetoriais comparado ao Corel Draw)

A atividade proposta tem como objetivo a criação de um mesmo arquivo de imagem utilizando quatro formatos diferentes: bmp, gif, png e jpg. O software utilizado para a elaboração da imagem foi o TuxPaint.

01 - Formato BMP (tamanho: 840,8 kb)

02 - Formato PNG (tamanho: 189,4 kb)


03 - Formato JPG (tamanho: 138,6 kb)
04 - Formato GIF (tamanho: 67,2 kb)


Diante das comparações o BMP é o formato que ocupou maior espaço mas em compensação apresenta uma imagem de maior qualidade, enquanto o GIF é o menor arquivo porém a qualidade não é tão alta.
Quando se trabalha com imagens é essencial definir bem o tipo de formato a ser utilizado, pois cada trabalho irá apresentar características diferentes. Por exemplo: se a imagem for inserida em um sítio da Internet é preferível que esteja no formato GIF ou JPG pois são (dentre os citados acima) os menores formatos. Caso a imagem seja utilizada em um documento o tamanho não seja assim tão importante e talvez o formato BMP possa ser utilizado sem problemas. Apenas cuidado pois até mesmo em alguns textos poderemos ter problemas com limitação no tamanho do arquivo que será gerado no final, como por exemplo ao enviarmos um texto por uma determinada plataforma WEB que limite o tamanho do envio em 1MB.
Vale a pena fazer algumas experiências e ficar "brincando" de salvar o mesmo arquivo de imagem em formatos diferentes exatemente para verificarmos na prática a diferença existente entre cada um deles.

Um comentário: